terça-feira, 24 de março de 2009

De um novo sistema

Hey! Ho! Let's go!

Então, pra começar, uma novidade: a partir dessa semana, considerando meu tempo livre nas terças à noite, a terça-feira (ou madrugada de quarta) vira o dia oficial de atualização do blog. Creio ter textos o bastante guardados para não ter problema em colocar algo aqui quando estiver sem idéias, hehe.

Mas, indo ao post dessa semana... Bem, eu já tinha bolado algo, mas não esbocei no papel (só na cabeça). Como resultado tenho algo grande pra escrever, mas acho melhor botar mesmo só o essencial.

Bem, como dito no post passado (eu acho), eu estou fazendo um sistema novo de regras. Ele é uma mescla entre d20 System e 3D&T Turbo/Alpha e pretendo mostrar aqui as principais diferenças nesse primeiro post sobre o assunto.

"Mas... por que fazer um novo sistema de regras, Elfo?"

Bem, a verdade é que acho 3D&T um sistema quase perfeito, mas onde faltam algumas coisas (tipo armas e um pouco mais de profundidade). D&D 3.5 eu também acho quase perfeito, mas podia ser mais simples. Então depois de aprender a mexer com os dois, resolvi fazer uma fusão e pegar o que considero de melhor em cada. As regras parecem muito mais com D&D de modo geral do que com 3D&T, mas o clima e a velocidade tendem mais pro sistema nacional. Vamos então às principais diferenças!

O sistema utilizará dados comuns de 6 lados, porquê... Eu poderia dizer que eles são mais comuns, mais baratos, que você já tem esse dado em casa... Mas a verdade é que foi o dado que melhor se adequou ao sistema de combate e o quesito agilidade.

Os atributos serão baseados nos do d20 System, mas com nomes diferentes: Força, Agilidade, Vitalidade, Inteligência, Vontade e Carisma. Os valores serão iguais aos do 3D&T, sendo pequenos (normalmente entre 0 e +5), mas podendo também assumir valores negativos. De fato o atributo de um personagem é igual ao modificador do mesmo em D&D.

Os personagens serão feitos com pontos, sendo que a pontuação sugerida é de 12pts (o suficiente para enfrentar alguns kobolds sozinho sem riscos). Esses pontos podem ser usados para comprar valores de atributos e vantagens. Desvantagens concedem pontos. Perícias são compradas com opções de perícia (que nada mais são que pontos específicos para perícias).

O sistema de combate será feito rolando 1d6 + Força ou Agilidade + bônus de ataque da arma contra a rolagem de 1d6 + Agilidade + bônus de defesa da armadura do oponente. A diferença, caso positiva, será o dano causado. Um resultado 6 em qualquer das rolagens concece +1d6 na jogada, além de outros benefícios (são os críticos).

Testes de atributos e perícias sem treinamento são feitos rolando 1d6 + atributo-chave. O resultado deve ser maior que a Dificuldade para que haja sucesso. Caso seja treinado na perícia, o personagem recebe um bônus de +2 na jogada. A Dificuldade média dos testes é 3.

Por fim, o sistema usará regras para Pontos de Magia quase idênticas às do 3D&T Turbo. A diferença fica por conta do cálculo da quantidade de pontos que o personagem terá.

Bem, o sistema não parece complicado (não para mim, pelo menos) e as regras já estão prontas na minha cabeça. A idéia é ir colocando elas aos poucos aqui no blog para que entendam e opinem e, quem sabe, fazer uma revista virtual, se a coisa der certo 8]

E... por hoje é só! Espero que alguém que entenda de regras fale algo =P

No mais, obrigado pelos comentários (que já devem superar o total de comentários dos blogs anteriores) e até terça!

Almarë, melloni!

2 comentários:

  1. Seria interessante para um futuro post falar sobre algumas regras de movimentação em tabuleiros. Se ficar apenas baseado nas regras de movimentação do 3D&T, vai ficar muito palha.

    Vale a pena bater um pouco mais de cabeça pra isso.

    PS: O ID continua sem funcionar. Ô programazinho complicado!

    ResponderExcluir
  2. hm... interessante. quero ver os proximos posts!

    ResponderExcluir