quarta-feira, 11 de março de 2009

Daqueles que observam

Hoho! É isso aí! Onze dias de blog e estamos no 3º post! Um recorde pra mim 8D!

Para hoje eu resolvi falar de Watchmen - O Filme. Okay, eu sei que isso não é RPG, mas o filme é legal, eu estou de bom humor e quero dar ao blog uma chance de receber mais atenção que os anteriores. So, tet's rock!

Em primeiro lugar é preciso dizer que, contra todas as expectativas, eu consegui ver o filme inteiro!

Fui assaltado no sábado antes de ir pra Castanhal e fiquei meio que incomunicável. Mas o que importa é que os bandidos não levaram meus livros e revistas de RPG \o/

No domingo de tarde meu cunhado ligou me chamando pra irmos no cinema. Peguei o ônibus de volta pra Belém em cima da hora, depois peguei o busão errado pra ir pro shopping e esqueci meu comprovante de matrícula para pagar a meia entrada. E mesmo assim entrei na sala de exibição ainda com as luzes acesas.

Para esclarecer, eu nunca li a série Watchmen e o que sabia dela era o que vi nas capas (quando a revista foi publicada no Brasil) e o que foi dito em um documentário que vi sobre censura nos quadrinhos americanos. Logo, eu esperava um filme sério, cheio de sangue e sexo. Mas o filme é muito mais que isso.

No início do filme vemos o Comediante (um dos super-heróis mais antigos dessa história) sendo assassinado. Essa mostra uma característica interessante sobre o mundo de Watchmen: os super-heróis são todos excepcionalmente bons lutadores e fortes, mas apenas isso. As exceções ficam por conta do (over power) Dr. Manhattan e do excêntrico Ozymandias.

A abertura do filme serve para mostrar aos leigos (olha eu aqui no meio) um pouco da história do grupo conhecido como Os Vigilantes (os tais Watchmen do título), desde os anos... sei lá, parece anos 1930 xD... até 1977, com a criação da lei que obriga os super-heróis a se registrarem (imposta por Nixon, em seu fictício 3º mandato).

A idéia de super-heróis é quase que apenas uma fachada para falar sobre os Vigilantes aposentados, 8 anos mais tarde, e dar um contexto à história (que é meio esquecida em certos trechos).

O Comediante é o herói veterano, amargurado, que sobrevive no mundo tentando fazer brincadeira com tudo e cumprindo seu dever junto ao governo sem se preocupar com a moral. Rorschach não acredita mais na humanidade e não tem pena quando se trata de punir criminosos. O Coruja se acomodou depois de se aposentar, por não entender o que estava acontecendo com os valores dos Vigilantes e o que eles defendiam. Com a Lei Keene, o Dr. Manhattan, a Srta Júpiter e Ozymandias trabalham para o governo americano, tentando criar uma nova fonte de energia (que pode, indiretamente, levar ao fim da Guerra Fria).

A trilha sonora consegue se combinar bem com os uniformes dos super-heróis, dando um ar de diversão aos personagens e, em alguns momentos, transformando o filme quase que em uma comédia.

O filme tem lá suas cenas violentas (como cães disputando o que sobrou da perna de uma menina, um dos heróis quase partindo o crânio de um bandido "normal", tentativa de estupro) e de sexo (essas engraçadas, seja pela trilha sonora, seja pelo que os personagens falam), além de um herói azul que passa 99% do tempo completamente nu (e com uma enquadração que deixa ele aparecer dos pés à cabeça na telona...). Ou seja, tirem as crianças da sala!

Mesmo assim o filme (pelo menos pra pessoas um pouco mais inteligentes que um playboy de universidade particular belenense) não agride a mentalidade da pessoa. Ele é inteligente e o sexo e a violência não são usados como forma de atrair mais gente, e sim como parte fundamental da história por trás de cada personagem.

De modo geral é um bom filme, que eu recomendo se você já viu os filmes do Oscar desse ano. Então, pegue sua carteirinha de meia-entrada e vá lá ver o filme! Nos cinemas! Não aos pirateadores!

Almarë, melloni!

6 comentários:

  1. "Hoho! É isso aí! Onze dias de blog e estamos no 3º post! Um recorde pra mim 8D!"

    Postei 3 somente hoje no meu... *-)

    ResponderExcluir
  2. Yuji, devo ter alguma esperança em você ver/comentar o Coraline, o melhor filme de 2009 até agora?

    Quanto aos filmes de super heróis, está meio que saturado para mim... É uma enxurrada ultimamente... X-Men 1, X-Men 2, X-Men 3, Spiderman 1, Spiderman 2, Spiderman 3, Batman Begins, Superman Retourns, The Dark Knight, Hulk 1, Hulk 2, Iron Man, The Spirit, Hellboy 1, Hellboy 2, Hancock, Demolidor, Elektra, Watchman... devo estar esquecendo algum... e ainda vem por aí X-Men 4 (Origins), Lanterna Verde, Mulher Maravilha, The Flash, Arqueiro Verde, mais Homem de Ferro, mais Hulk e ainda o Dragonball Evolution... (ps: todos esses aí já confirmados, alguns já quase lançando)

    Mas quem sabe eu dou uma chance ao Watchman...

    ResponderExcluir
  3. Po Yuji nem li o post inteiro, pretendo assisti o filme é como vi que iria rola Spoiler parei.

    Mais vamos lá, força que o seu ta indo bem, o meu que deu uma paradinha =/

    ResponderExcluir
  4. /\ Fiz o mesmo que o ser de cima xD
    Como ja disse, diminua os textos. É um atrativo para as pessoas que não conhecem o blog comecem a ler, se ficar grande divida o assunto 3 posts, além de assim voce fazer a pessoa ficar olhando o blog para saber se tem a continuação do assunto vc da algo aos novos leitores "o texto não é grande, vou ler"
    De resto,o material ta bom. Continue assim ^^

    ResponderExcluir
  5. Bonissimo comentario, Yuji!
    O filme é muito bom (só conseguistes entrar pq o cara q pede a meia tava agoniado.Hehehe).
    Só esclarecendo, possiveis receios sobre o filme.
    Watchmen é diferente, não é uma hq... é uma graphic novel. É uma hitória adulta, complexa e muito bem escrita.
    Vale à pena assistir o filme, o roteiro demorou 10 anos para ser escrito e fez com q a adaptação fosse respeitosa ao original.
    O diretor, como um bom fã... conseguiu takes fiéis aos quadrinhos.
    P.O e até a próxima

    ResponderExcluir
  6. Esse filme merece de longe um oscar! As fotografias dele são muito boas e a música, então, nem se fala.

    Em menor escala temos aquela coisa linda da Srta. Júpiter danto um créu fantástico no filme. Tesão garantido, mas sem muita depravação. Agora, depravado mesmo é aquele Sr. Manhatan lá!!! O cara é uma bibona! Deixa escapar a Júpiter por insensibilidade ou tédio, sei lá, anda normalmente nu e todas as cópias dele se reintegram nele por trás do cara no filme. Eu hein!!! Saí daí, mermão.

    ResponderExcluir