terça-feira, 21 de abril de 2009

Do ZIP

Bem, bem, bem.

A conversa sobre dados (e porque optei por usar apenas 1d6 no meu sistema) vai ficar pra depois.

Esse fim de semana, revirando meus livros e revistas de RPG e, novamente, não sabendo por onde começar a me basear, quais vantagens, raças e classes converter primeiro pro meu sistema, acabei me lembrando de um sistema que achei pela internet anos atrás. O sistema ZIP.

O nome é uma referência aos arquivos compactados gerados pelo Winzip e pelo Windows XP para ocuparem menos espaço do que o original na memória do disco rígido do computador.

O sistema, por sua vez, tem justamente esse objetivo: ser compacto. O "livro" básico (na verdade arquivo de Word) tem apenas 7 páginas, que cobrem a mecânica básica necessária para jogar aventuras genéricas.

Você pode acessar o site oficial, com as regras e algumas adaptações feitas por fãs e pelo criador clicando aqui.

O objetivo de tudo isso? Bem, a verdade é que eu fiquei interessado em trabalhar um pouco esse sistema, com algumas mudanças de regras (que provavelmente vão deixar ele mais complicado...). Seria uma espécie de segundo sistema pro blog. Por enquanto é só mesmo porque é mais fácil montar um sistema estilo o ZIP do que uma coisa mais elaborada, como a que pretendo fazer no "sistema oficial".

Na semana que vem estarei escrevendo um pouco aqui sobre uma adaptação que fiz para o ZIP e colocando disponível para download.

Nota mental: preciso criar uma conta no Rapidshare!

Almarë, melloni!

3 comentários:

  1. Credo! Sistema da preguiça esse aí.

    "Bora jogar?", "Bora, mas os dados tão lá no outro quarto e tá tããããããaãummmmm looooonge.", "Ah, tudo bem, bora jogar ZIP mesmo.".

    Me matas de vergonha, meio-elfo!

    ResponderExcluir
  2. bora ver o que vem por ae... quero ver qual eh dess adaptaçao!

    ResponderExcluir
  3. Luiz, é um sistema por um motivo simples: se imagine no meio de algo que vai tomar seu tempo e com a possibilidade de jogar. Mesmo sem livros, dados e planilhas você pode usar o Zip, apenas com uma moeda!

    Ele está em meu blog e dá para chegar nele, em pdf. www.rpg.supernemo.com.br

    Gilson
    http://rpgsimples.blogspot.com/

    ResponderExcluir