quarta-feira, 15 de abril de 2009

Da mecânica básica

Depois daquele post triste... TRISTE de ontem, resolvi postar logo algo novo aqui =P

Optei pra falar um pouco do sistema (que não tem nome!), começando pela parte mais básica de qualquer sistema: sua mecânica básica.

Mecânica básica é como é chamada (pelo menos no Dungeons & Dragons) a regra básica genérica que define o sucesso ou fracasso de uma ção do personagem. Todo sistema de RPG funciona com base em testes, e isto é uma regra mais presente até mesmo que o uso de dados!

A maioria dos sistemas que utulizam rolagens de dados estabelecem um "número-alvo" para definir o quão difícil é um teste. A diferença, em geral, está na relação do resultado do dado com o número-alvo.

Em 3D&T e Daemon o objetivo é conseguir um valor menor ou igual à esse número-alvo. Em sistemas que usam esse método, é normal haver um resultado específico que sempre significa uma falha (6 em 3D&T e 95 a 100 em Daemon).

Em D&D e CODA (o sistema d'O Senhor dos Anéis RPG) é preciso obter um resultado maior ou igual ao número-alvo para que a ação do personagem seja bem-sucedida. Em sistemas desse tipo, é comum que o resultado obtido na rolagem do dado seja somada a modificadores que representam a habilidade do personagem.

Obviamente nenhum dos métodos é melhor que o outro. Em situações simples, o primeiro tipo de sistema concede bônus que tornam o número-alvo maior, enquanto o segundo tipo simplesmente diminui o número-alvo.

Embora a matemática indique que não há diferença efetiva, quando se precisa obter um resultado menor que o número-alvo, a coisa acaba me passando a impressão de que o teste está muito mais na mão do personagem do jogador do que no mestre. Mas depois de passar a noite fazendo contas, vi que é só impressão realmente.

Então, na hora de escolher qual mecânica meu sistema usaria, a coisa acabou ficando mesmo na base do "eu acho mais legal assim". E nesse ponto eu prefiro o D&D ao 3D&T.

Assim, a mecânica básica do sistema será:
1- role 1d6,
2- some os modificadores relevantes,
3- compare o resultado com a Dificuldade. Se o resultado for maior ou igual, então o personagem foi bem-sucedido em seu teste.

E é isso. Já deve estar um post grande. Na semana que vem falamos um pouco sobre dados, se eu tiver paciência ;]

Almarë, melloni!

P.S.: favor, sugiram nomes pro sistema T_T

3 comentários:

  1. Sugestão do nome: SSDGRP = Super Simple Dices Generic Rolle Playng.

    Algo do tipo "Jogo de Interpretação com Dados Super Simles".

    Ah... não te esquece daquela possível regra para flexibilizar o crescimento dos pontos de vida e pontos de magia.

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  2. hm... sei muito pouco ainda para dar um palpite. hehe.
    assim que ver mais a "cara" do sistema, dou minha sugestao!

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  3. Cara, eu queria muito trocar idéia com alguém que projeta jogos. Eu gosto de fazer sistemas, mas sempre focado em algo, coisa que trouxe da profissão de publicitário e até antes dela...

    Vais ao DeD dia 23 de maio?

    Até!
    Gilson

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